terça-feira, 25 de setembro de 2012

Turismo de Araguaína

Turismo de Araguaína TO


 
Apesar dos investimentos na indústria do Turismo em nossa cidade, Araguaína possui vocação para esta atividade, por estar localizada em uma região de encontro da vegetação amazônica com o cerrado, que forma um contraste de rara beleza.
Araguaína, por ser uma cidade com apenas 40 anos, não possui monumentos históricos para se visitar, o único marco de um Brasil de outrora são as máquinas utilizadas na construção da rodovia Belém / Brasília, no governo de Juscelino Kubitschek, que podem ser vistas nas proximidades da Barragem do Corujão. Os interessados podem aproveitar e procurar o Sr. Gaúcho, antigo responsável pelas máquinas junto com o Engenheiro Bernardo Sayão.


Os interessados em descobrir mais sobre a história de uma região que influenciou o Brasil e foi sinônimo de resistência contra a ditadura militar, deve aproveitar e conhecer Xambioá, cidade vizinha de Araguaína e palco da Guerrilha do Araguaia ocorrida na época da ditadura militar e que ainda hoje esconde uma parte de nossa história; os moradores mais antigos ainda se lembram dos guerrilheiros e dos soldados do exército.

Como grande criadora de gado bovino, a cidade de Araguaína ficou conhecida nacionalmente como a "Capital do Boi Gordo", por isso aqueles interessados em grandes eventos não podem deixar de conhecer a Exposição Agropecuária de Araguaína, que acontece no mês junho, com duração de 10 dias, e conta com a participação dos maiores criadores de todo o Estado e várias regiões do Brasil. O rodeio, os shows com os principais artistas do Brasil e muita festa, atraem milhares de pessoas todos os anos e torna esta festa um evento imperdível.

Na Abertura Oficial da Exposição Agropecuária de Araguaina, sempre ocorre a Cavalgada, que tem por finalidade a integração do homem do campo; patrões e peões participam do evento em blocos representando as principais fazendas da região. A cavalgada desse ano reuniu 1.758 cavaleiros inscritos em mais de 150 grupos, quer percorreram os oito quilômetros da entrada da cidade até o parque de exposição, onde sempre ocorre o hasteamento da bandeira e execução do hino nacional. A cavalgada foi idealizada pelos fazendeiros Ronan Araújo Filho, Bernardino Pereira e Marin Paulo Guimarães e teve sua primeira edição em 1.989.

O Segundo evento, a FENEARA - Feira de Negócios das Micro e Pequenas Empresas de Araguaína apresenta o potencial industrial e comercial do município, ocorre em setembro e durante a feira vários artistas locais se apresentam, além de desfiles das principais indústrias de confecção da região, os preços dos produtos durante a FENEARA são especiais; não perca a oportunidade de realizar ótimos negócios durante os dias da feira.

Na cidade de Araguaína, o turista não deve deixar de visitar o Lago Azul, formado pelo represamento das águas do Rio Lontra, afluente do Araguaia em sua margem direita, você pode conhecer a antiga Hidrelétrica do Corujão, construída para abastecer a cidade de Araguaína no final da década de 60. Hoje ela ainda fornece energia elétrica para um dos bairros da cidade e esta sob a responsabilidade da REDE CELTINS.

Os amantes de passeios de barco, devem aproveitar as águas tranqüilas do lago e assistir ao pôr do sol em suas águas. O turista que preferir esportes radicais pode esquiar em suas águas ou andar de jetski.

Para aqueles interessados em pesca esportiva, podem realizar excursões para vários rios da região, entre os quais destacamos o Murici e o Lontra, onde em vários trechos pode ser praticado a pesca submarina.

Os apaixonados por passeios ecológicos, podem aproveitar e conhecer a Cachoeira do Véu da Noiva, localizada a 20 km da cidade, e que forma uma piscina de água natural cercada por muito verde.

Os principais pontos turísticos da região são as praias do rio Araguaia e Tocantins, que atraem turistas de vários Estados. Durante a alta temporada formam-se verdadeiras cidades nas praias dos rios. Para aqueles que preferem o conforto, a opção e hospedar em algum dos hotéis fazenda localizados nas margens do Rio Araguaia; o turista durante a alta temporada deve fazer reserva com antecedência.

Existem praias para todos os gostos, muitas são movimentadas com boates, restaurantes e todo o conforto que o turista precisa, mas também existem praias isoladas aonde o turista pode aproveitar a tranqüilidade da natureza para descansar.

Araguaína possui excelente rede hoteleira, para todos os níveis sociais, desde hotéis quatro estrelas até pousadas bem simples. Vários restaurantes com comida típica da região até pratos mais finos com frutos do mar.




Fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/to/araguaina/turismo_araguaina.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!