terça-feira, 25 de setembro de 2012

A importância do Serviço Militar


A importância do serviço militar 

O serviço militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreenderá, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.

O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro a 31 de maio do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. Caso esteja residindo no Exterior deverá procurar os Consulados ou Embaixadas do Brasil.

Ao término da seleção realizada pela Comissão de Seleção (CS) o cidadão poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório, em uma Organização Militar da Ativa, ser matriculado Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR) caso possua o grau de escolaridade igual ou superior à 3ª série do Ensino Médio ou em um Tiro-de-Guerra.

A Diretoria de Serviço Militar (DSM) é o órgão de apoio técnico-normativo, encarregado de dirigir, orientar, coordenar e controlar as atividades ligadas ao Serviço Militar, no âmbito do Exército, em todo o território nacional.

Ao término da seleção realizada pela Comissão de Seleção (CS) a qual destina-se a avaliar os alistados para o Serviço Militar Inicial, quanto aos aspectos físico, cultural, psicológico e moral, o jovem considerado apto é designado para a prestação do Serviço Militar em Organizações Militares da Ativa. Na Organização Militar deverá permanecer por um período de 10 (dez) meses, o qual é subdividido em Período Básico e Qualificação participando de atividades específicas das Forças Armadas, podendo permanecer por até 7 anos engajado, conforme a disponibilidade de vagas.

Outra forma de prestar o serviço militar é por meio dos Tiros-de-Guerra (TG) - órgãos de formação de reserva que possibilitam aos convocados, mas não incorporados em organizações militares da ativa, prestar o serviço militar inicial nos municípios onde estão residindo. Desse modo, os jovens convocados recebem instrução, conciliando-a com o trabalho e estudo. No Tiro-de-Guerra, o Atirador deverá permanecer por um período de 6 a 10 meses participando de atividades específicas das Forças Armadas, ao término do período o referido militar é licenciado das fileiras do Exército.

Para maiores esclarecimento assista a esta entrevista feita pelo CCOMSEx com o Coronel Cunha, quando era Chefe da Seção de Serviço Militar Inicial da DSM, o vídeo é um pouco antigo mas as informações são corretas, atente apenas para o prazo limite de alistamento dentro do prazo, que agora é até 28 de junho.







O SERVIÇO MILITAR NO BRASIL
O Brasil na pratica já adota o Serviço Militar Misto (mais da metade do efetivo do Exército é composta por profissionais voluntários).

O Brasil é um país continente, com enormes diferenças regionais, milhares de quilômetros de fronteira e vazios demográficos extensos. O efetivo militar do Brasil é um dos menores do mundo (proporcionalmente à sua população). A constituição de 1988 consagrou o Serviço Militar Obrigatório. Atualmente a grande maioria dos conscritos alistados é voluntária. 
O Serviço Militar Obrigatório torna as Forças Armadas uma representação mais fiel da sociedade brasileira, não havendo qualquer distinção de classe social, raça ou religião. Possibilita que um grande número de brasileiros passe por suas fileiras exercitando cidadania e civismo. Evita o distanciamento entre o Exército e a sociedade, reforçando seus vínculos.
Processo seletivo rigoroso (universo de escolha mais amplo). Reforça o caráter nacional da Instituição (brasileiros de todas as origens prestando serviço em regiões mais distantes e vazias demograficamente).
Permite manter os efetivos das Organizações Militares completos e renovados ano a ano. Permite menor custo de manutenção de efetivos (o custo de um efetivo totalmente profissional é extremamente elevado, o que poderia onerar tremendamente toda a sociedade).
Cada país adota o sistema de Serviço Militar próprio, o Brasil como a maioria dos países do mundo adotou a Obrigatoriedade, levando em conta suas necessidades de defesa, sua situação econômica e sua conjuntura social. Mesmo aqueles que inicialmente não são voluntários passam, na sua maioria a gostar a sentir falta do tempo do quartel.
É comum os não voluntários se transformarem nos melhores soldados incorporados. Complementa o processo de amadurecimento e socialização iniciado nos lares e nas escolas, buscando desenvolver valores morais e éticos. 
Além da Defesa Nacional, o grande objetivo do Serviço Militar é transmitir o sentimento de respeito às leis e às instituições. Toda a instrução militar transmitida busca reforçar a disciplina e o aprimoramento pessoal, devolvendo à sociedade um jovem mais preparado e maduro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!